

Maceió
Maceió

Alagoas

Praias | Destinos | Gastronomia

Dona das praias paradisíacas do Nordeste, Maceió, a capital de Alagoas, tem um visual digno de paraíso tropical: aquele mar cristalino com vários tons de verde e azul, piscinas naturais e coqueirais acompanhando um sem-fim de faixas de areia clara. De lá, é possível fazer passeios para alguns dos lugares mais lindos do Brasil, como Maragogi e Barra de São Miguel, além de navegar pela foz do Velho Chico.
As praias e os passeios são os principais atrativos turísticos da cidade. Fazer um passeio de jangada até as piscinas naturais de Pajuçara é imperdível, bem como curtir o visual da Ponta Verde, com coqueiros para nenhum amante da natureza botar defeito.

Principais passeios
• Maragogi
Uma das mais belas praias do litoral do nordeste, Maragogi é famosa pelo mar cristalino, as areias finas, os coqueirais, recifes e as piscinas naturai, essas que por sua vez possuem uma rica fauna marinha, incluindo peixes de várias cores que podem ser observados em um mergulho com snorkel.
O destino conta também com ótimos resorts e infraestrutura para aqueles que buscam a união entre conforto e belezas naturais.
• São Miguel dos Milagres
Localizado ao norte de Maceió, São Miguel dos Milagres possui praias quase desertas com piscinas naturais que se formam na maré baixa, coqueiros e mar de águas verdes, quentes e cristalinas. Na Praia do Riacho, é possível praticar mergulho ecológico nas piscinas, fazer um passeio para o Rio Tatuamunha para a observação do peixe-boi (espécie ameaçada de extinção) ou simplesmente relaxar e admirar a paisagem.
• Praia do Gunga
Considerada uma das mais belas praias do Brasil, a Praia do Gunga possui uma plantação de coqueiros a perder de vista, além do seu mar de águas cristalinas, ela encanta pela beleza natural incontestável, unindo diversas opções em um único lugar.
Como se não fossem suficientes o encontro de uma lagoa com o mar e os milhares de coqueiros na orla, essa praia também tem falésias coloridas incríveis, que podem ser conhecidas em um passeio de quadriciclo. A experiência do passeio é tão imperdível quanto a praia em si, e ainda garante um mergulho em uma pequena lagoa com as falésias como plano de fundo.
• Praia de Carro Quebrado
Carro Quebrado é mais uma das praias surpreendentes de Alagoas. Diferentemente de muitas outras praias do estado, a Praia de Carro Quebrado ainda guarda um pouco de sua essência e preservação. A praia é longa, com muitas falésias coloridas e quase nenhuma estrutura.
O nome "Carro Quebrado" não foi dado por acaso. Essa praia não tem acesso tão simples, pois para chegar até ela é preciso dirigir pela areia. Caso deseje visitar o local, vá com um quadriciclo, e se prepare com água e algum petisco para poder curtir o passeio tranquilamente.
• Praia do Francês
A Praia do Francês é muito procurada por quem visita Maceió. Ela está localizada na cidade de Marechal Deodoro, a cerca de 25km da capital alagoana e pode ser facilmente conhecida através de um trajeto de carro ou com os receptivos locais.
​
Boa parte da praia está cercada por uma barreira de corais, que durante a maré baixa faz com que a praia se pareça com uma piscina de tão tranquila. É uma praia de águas calmas, perfeita para quem está com crianças e não quer encarar um local com ondas fortes.
• Piscinas Naturais da Pajuçara
O passeio de jangada às piscinas naturais de Pajuçara é um dos programas mais tradicionais entre as atividades turísticas de que visitam Maceió. Ele é feito no período de maré baixa e leva os visitantes a um banco de areia e a piscinas naturais de águas cristalinas.
Depois de um trajeto com cerca de 20 minutos mar adentro, as jangadas "estacionam" no banco de areia e deixam os turistas livres para curtirem o visual paradisíaco da capital alagoana. Ali, no meio do mar, é possível apreciar o visual para a orla urbana da cidade e aproveitar para consumir bebidas e comidas preparadas pelos jangadeiros locais.
• Passeio até a Foz do Rio São Francisco
O famoso "Velho Chico", nome dado ao Rio São Francisco, é o maior rio brasileiro e um dos mais importantes da América do Sul. Sua nascente está situada em Minas Gerais e passa pelos estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. Entre Alagoas e Sergipe fica a foz do Rio São Francisco onde é possível realizar esse passeio incrível.
A paisagem ao longo do rio é belíssima e rende um ótimo passeio ao ar livre. Durante o trajeto, é possível observar a bela mata ciliar e moradores da região que tiram seu sustento da pesca. O encontro das águas para aproveitar esse lugar detentor de uma beleza singular.

Quando Ir
A temperatura média anual na capital alagoana é bem elevada, em torno dos 25ºC. Ainda que no verão as temperaturas passem dos 30ºC, é um conforto saber que em Maceió venta constante, que ameniza a sensação térmica.
​
O verão, época de alta temporada e maior movimento, coincide com o período mais seco do ano e com águas mais claras, ao contrário do inverno, o período mais chuvoso da região. Para evitar as chuvas, opte por não viajar entre abril e julho. Se tiver flexibilidade para escolher a data da viagem, sugerimos viajar em novembro.